Os exercícios de Levantamento de Peso Olímpico (LPO) apesar de assustarem um pouco à primeira vista, têm se tornado um sucesso entre os praticantes de Cross.
Pelo Cross ser uma modalidade que propõe a execução de exercícios variados inclui em seu programa de treinamento elementos básicos vinculados a 3 outras modalidades de exercícios: Ginásticos, metabólicos e LPO.
Os exercícios de LPO (Levantamento de Peso Olímpico) trabalham o corpo de forma integral e são muito eficazes para ganhos de força, massa muscular, potência e flexibilidade. Se você quer conhecer os objetivos dos elementos ginásticos e metabólicos leia nosso outro artigo: Vantagens do Cross para quem tem pouco tempo para treinar.
Nesse artigo você vai compreender por que o LPO é um dos melhores exercícios para se ganhar massa muscular e aumentar os níveis de força.
Como Hipertrofiamos? Principais diferenças no Treinamento de Força e Hipertrofia.
Quando falamos em aumento de massa muscular ou hipertrofia estamos apontando que existe um aumento do diâmetro (ou secção transversa) da musculatura.
Há três principais fatores que explicam a hipertrofia: o dano muscular, o estresse metabólico e o estresse mecânico.
O dano muscular acontece quando nos expomos a exercícios com sobrecarga que normalmente não estamos habituados a fazer. Após repetidas execuções, micro rupturas acontecem no músculo ocasionando um processo inflamatório normal. Esse processo é aquela dorzinha tardia que sentimos após iniciarmos um novo treinamento e que culmina na reconstrução muscular e por conseguinte no aumento de secção transversa do músculo.
O estresse mecânico está na capacidade do músculo vencer uma sobrecarga, já o estresse metabólico acontece devido ao acúmulo de metabolitos no músculo, como por exemplo, o hidrogênio. Este tem um impacto no pH sanguíneo, desencadeando uma série de respostas que estão diretamente relacionadas com a hipertrofia.
A força é a capacidade física que usamos para realizar um trabalho ou fazer um movimento. É uma qualidade que possuímos e que usamos para nos opor a uma resistência.
Mas, é importante saber que apesar de termos treinamentos específicos para hipertrofia e aumento de força, estes têm uma relação estreita, ou seja, o trabalho focado em um tangencia o outro e o LPO é um desses exercícios onde as duas potencialidades são exploradas.
Um estudo de janeiro de 2022 sugere que treinar com cargas mais altas leva a maiores ganhos de força muscular em comparação com cargas mais baixas. Em contrapartida, a hipertrofia muscular obtém resultados semelhantes, independentemente da magnitude da carga.
Como ocorre uma aula de LPO?
Em uma aula de LPO recebemos 2 estímulos:
Técnico: onde são utilizadas cargas mais baixas e maior número de repetições para aprendizado.
O Movimento de Levantamento de Peso Olímpico pode ser dividido em 2 fases: Arranque (Snatch) e Arremesso (Clean & Jerk).
O Snatch consiste no movimento em que o praticante deve levar a barra do chão até o alto, agachando e estendendo os braços acima da cabeça.
Já o Clean & Jerk é feito em duas etapas. Uma para tirar uma carga do chão até os ombros (clean) e a outra para levá-la dos ombros acima da cabeça (jerk). Para saber mais clique aqui e conheça nosso Dicionário do Cross.
Aqui nos treinos da Champs Box usamos também algumas variações de movimento para aprimorar a técnica: Power, Squat, Hang Power e Hang Squat.
Força: Onde é explorado o máximo potencial de sobrecarga.
Levando em consideração todos os conceitos que trouxemos até aqui podemos resumir que:
O movimento de aprendizado do LPO trabalha o corpo como um todo e privilegia a hipertrofia muscular, uma vez que a execução ocorre de maneira repetitiva e uma sobrecarga menor é imposta para aprimorarmos o movimento.
Já a progressão de cargas estimula o aumento dos níveis de força tornando o LPO um dos exercícios mais eficientes para aumento de massa muscular e força.
Aqui na Champs Box Cachambi você encontra os melhores profissionais e aulas exclusivas de Levantamento de Peso Olímpico (LPO).
Ficou curioso para viver a experiência de ser Champs Box?! Agende sua aula experimental clicando aqui.