A sua primeira aula de Crossfit vai ser desafiadora não só pelos movimentos técnicos executados, mas também pelos inúmeros termos e nomes da língua inglesa que se dá para os movimentos e tipos de treino. O primeiro passo é não se apavorar. É uma questão de tempo para você se acostumar com todo esse vocabulário que até parece outra língua, a língua dos crossfiteiros.

O que é WOD?

Um dos termos mais falados dentro dos boxes de Crossfit é, sem dúvida nenhuma o “WOD”. Você verá gente perguntado: qual é o WOD? Verá atletas falando: “o WOD está puxado” ou “o WOD é puro cardio”. WOD é uma sigla para o termo Workout of the day” que, traduzindo, significa “O treino do dia”. Portanto, quando você ver alguém falando WOD, sabe que está se referindo ao treino do dia.

Para quem não sabe, uma das diferenças entre os treinos de crossfit para os de academia é que no crossfit, todos os dias o pacote de exercícios é diferente. Isso significa que o treino do dia nunca será repetido (exceto em alguns casos, onde há treinos em homenagem a alguns “heróis”, mas isso é assunto para outro dia).

Enquanto na academia fazemos séries de 8, 10, 12 ou 15 repetições, no crossfit não tem uma regra para o número de repetições. Você encontrará wods com até 300 ou mais repetições.

O objetivo dos treinos do crossfit é desenvolver a resistência respiratória e cardiovascular ao mesmo tempo em que se adquire resistência muscular, flexibilidade, força, potência, equilíbrio e velocidade. Ou seja, é um esporte completo que, quando executado com consciência e com o acompanhamento de um excelente profissional, pode transformar seus hábitos e sua resistência corporal em todos os sentidos.

Está em busca de um local para iniciar de forma responsável a prática de atividades físicas? Entre no nosso site e encontre a unidade mais próxima de você!

Como é um treino de crossfit na prática

Em primeiro lugar, o crossfit é para todos. Quando falamos todos, queremos realmente incluir todo mundo: crianças, magros, gordos, idosos, homens, mulheres, sedentários, grávidas etc. Isso porque todos os exercícios, sejam técnicos ou não, são adaptados para que todos possam executar de alguma forma.

O treino inicia com um aquecimento e alongamento para preparar o corpo para a atividade. Depois, passa-se para a etapa da técnica. Vários exercícios do crossfit exigem técnica, e essa deve ser aprendida dia a dia para que os atletas executem o movimento de maneira correta e não se lesionem na hora de iniciar o levantamento de peso durante a prática.

Depois, é a hora do WOD, onde normalmente é um treino de alta intensidade e tem durações variadas. Há WODs de 3, 5 minutos e também há os que duram mais de 60 minutos. O crossfit exige muita estratégia e autoconhecimento corporal e de resistência para você saber o ritmo certo de cada WOD para que você atinja os melhores resultados.

Crossfit é você contra você mesmo

Outra coisa bacana no Crossfit é que, na teoria, não existe a competição com outros colegas. É claro que de forma saudável ela está lá, presente, mas a ideia geral é que você seja melhor hoje do que você foi ontem. É você contra você! É você ser a sua melhor versão e evoluir a cada treino.

Não deixe para o ano que vem o que você pode fazer ainda esse ano. Invista na sua saúde e na prática regular de alguma atividade física. Encontre algo que lhe dê prazer e garanta a consistência da sua saúde por longos anos. Entre no nosso site e venha treinar conosco.


Pronto para o desafio?



Marcar aula experimental agora!