Ter um estilo de vida saudável é importante para aumentar nossa qualidade de vida e evitar problemas futuros. Para isso, praticar atividade física é essencial. Existem esportes que trazem estes mesmos benefícios e ainda nos ajudam a ficar em forma. É o caso do judô. Essa arte marcial milenar japonesa é uma excelente alternativa para cuidar do corpo.

Independentemente se sua motivação é competir ou apenas se exercitar, o judô tem grande utilidade. É inclusive uma prática útil para pessoas de todas as idades, de crianças, ajudando no seu desenvolvimento, até adultos, para manter a forma. Para entender mais sobre os benefícios dessa atividade física, confira os motivos para começar a praticar:

Trabalha o condicionamento físico

O judô é um esporte que trabalha o corpo como um todo. Movimentação das pernas, agilidade nos braços, força para derrubar o oponente, entre outros. Por conta disso, é um esporte que ajuda no condicionamento físico, permitindo gastar calorias e perder peso. Pelo uso dos músculos, eles também se fortalecem, ganhando musculatura corporal.

Além disso, também é possível aprimorar outras características do nosso corpo. A movimentação constante ajuda na agilidade e na coordenação. O uso dos golpes ajuda na flexibilidade. Por fim, a disputa contra um oponente ajuda a trabalhar o equilíbrio e a postura. Assim, é uma arte marcial completa e vantajosa para o seu corpo. Para conhecer mais sobre artes marciais, confira em outras postagens do nosso site.

Fortalece o psicológico

Como é típico de artes marciais, o judô não é apenas um esporte bom para o físico, mas também útil para o psicológico. É uma atividade que ajuda na memória e na concentração durante o combate. Além disso, também é capaz de aumentar a inteligência, através do planejamento de estratégias para analisar o oponente e vencê-lo. Afinal, mais do que um esporte que utiliza força, é preciso ser capaz de analisar informações da luta e utilizar o raciocínio lógico para aplicar os golpes e vencer.

Uma luta de judô pode tanto ser rápida como demorar vários minutos de esforço e, por esse motivo, também aprimora a paciência e persistência. Além disso, também é útil para superar problemas pessoais, como timidez, pela interação com outros judocas, ou agressividade, com o uso correto da força e autocontrole.

Desenvolve valores sociais

Por fim, o judô pode até ser um esporte individual, mas é impossível praticá-lo sozinho. Assim sendo, a interação social é constante e o aprendizado de valores pode ser levado para a vida. Um dos princípios mais importantes do judô é o respeito. É natural nesse esporte desenvolver respeito por seu professor, seus colegas e até seus adversários, mesmo no cenário mais competitivo.

Também é uma atividade que promove o autoconhecimento de suas forças e suas fraquezas e como fazer para utilizar ambas da melhor forma para ter sucesso. Humildade, autoestima e disciplina são outros princípios que, juntos, fazem parte da filosofia do judô que é levada para toda a vida.

E aí, se convenceu da utilidade do judô para sua vida?

Pronto para o desafio?



Marcar aula experimental agora!