Todo praticante de artes marciais, seja ela judô, jiu-jítsu, karatê, taekwondo, etc., deseja conquistar a faixa preta. Ela é a meta, o “sonho de consumo”, a expressão de todo o esforço para chegar ao reconhecimento máximo. Algo que até os filmes de Hollywood apontam como glorioso.

Mas o que significa ser uma faixa preta de verdade? Como conquistá-la? Quanto tempo leva? O que fazer para chegar lá? Qualquer um consegue? Vamos ver a seguir!

Significado da faixa preta

Por incrível que pareça, a faixa preta só foi utilizada como símbolo máximo de maestria em artes marciais há pouco tempo, mais precisamente no século XIX.

Ela identifica aqueles praticantes que se dedicaram tanto e por tanto tempo que conquistaram um excelente nível técnico. E isso também se traduz em uma capacidade de repassar os ensinamentos aprendidos para os praticantes iniciantes ou com menor grau, o chamado dan.

A faixa preta não é um símbolo de poder, força e status perante os outros praticantes. Ela não deve ser usada para subjugar o outro. Alguns praticantes não entendem desta forma, diminuindo assim o valor de suas conquistas. Mas a maioria daqueles que conquistam a faixa preta entendem que ela significa muito mais do que “fama e poder”.

Atitudes de uma faixa preta

A primeira coisa que um praticante de artes marciais precisa entender ao conquistar seu grau de maestria é que isto não é o fim. Ele precisa se manter treinando, melhorando sua técnica cada vez mais. Se aperfeiçoar sempre é a melhor atitude para quem quer merecer carregar a faixa preta.

Não é apenas a técnica que transforma alguém em faixa preta. Suas atitudes também contam. Ele precisa entender que é um mestre e um exemplo para os outros praticantes. Respeitar o outro, entender suas dificuldades, ter humildade, reconhecer os próprios erros, deixar de lado a arrogância são alguns exemplos de atitudes que fazem com que a faixa preta não se torne apenas um adereço na cintura. Afinal, ela representa muito mais.

Trajetória para conquistar a faixa preta

Um praticante de artes marciais pode demorar de 7 a 15 anos, em geral, para conquistar a tão sonhada faixa preta. Tudo vai depender do tempo que cada um leva para melhorar suas qualidades técnicas e pessoais.

Além de treinar a parte técnica, o praticante precisa amar sua arte marcial. Ele tem que aprender a vencer e a perder. Precisa conquistar autocontrole.

Controlar sua força para que lute o maior tempo sem se cansar. Tem que dominar técnicas de defesa pessoal. Aprender a passar adiante tudo àquilo que aprendeu enquanto treinava com seus mestres. Conhecer seu corpo para saber a quantidade de treinamento que ele pode suportar. Saber as regras que regem o seu esporte. Manter-se humilde, mesmo se conquistar o Campeonato Mundial de sua categoria. Ler muito sobre seu esporte. Treinar todos os dias.

Ter sempre em mente a importância do alongamento.

Estas são apenas algumas atitudes que podem levar um praticante de artes marciais a se tornar uma faixa preta de verdade.

Pronto para o desafio?



Marcar aula experimental agora!