A prática de cross se tornou uma tendência no Brasil e no mundo. A explicação para esse crescimento, está na quantidade de benefícios que traz para a saúde. Contudo, para que você extraia o máximo da modalidade, é preciso conhecer os equipamentos essenciais do cross.

Normalmente, pessoas que buscam o fortalecimento muscular, procuram uma academia para fazer musculação. Quem quer melhorar a capacidade respiratória, faz a natação. O cross é uma modalidade que reúne todos esses objetivos e outros mais.

Esse modelo de treino foi criado pelo norte-americano Greg Glassman, com o objetivo de promover uma vida saudável por meio de vários exercícios diferentes e de intensidades variadas.

O cross explora a resistência cardiorrespiratória e muscular, potência, flexibilidade, velocidade, coordenação, agilidade, força, equilíbrio e precisão. Dessa forma, o indivíduo obtém uma melhora em todos esses aspectos.

Você conhece os equipamentos que são essenciais para a prática do cross? Sabe como utilizá-los? Então, continue a leitura para entender mais sobre eles.

Kettlebell

São aquelas bolas de ferro que possuem uma alça. A kettlebell é um dos elementos coringa do treino, pois têm diversas aplicações e permite a realização de vários exercícios, desde agachamentos até lunges e swings.

Box pliométrico

São conjuntos de três ou quatro caixas de alturas diferentes e, geralmente, são utilizadas por aqueles que já estão em um nível mais avançado. O exercício com o box pliométrico consiste saltar em cima dele, apoiar os pés e retornar, continuamente, sempre pulando.

Argolas

As argolas exigem muita força abdominal e um bom controle muscular. Geralmente, são utilizadas para treinos dos membros superiores.

Medicine Ball

São as bolas de borracha que têm ganchos e têm pesos variados. A medicine ball é utilizada nos exercícios de agachamento, rotação de tronco e abdominais.

Abmat

O abmat é uma almofada sintética que contém uma espuma que serve para apoiar as costas nos exercícios abdominais. A sua forma curvada contribui para a estimulação dos músculos, fazendo com que fiquem enrijecidos e tonificados.

Corda naval

A corda naval é um dos principais equipamentos de cross. Isso, porque permite a realização de exercícios para a queima de gordura, aceleração do metabolismo, melhora da coordenação e aumento da força.

Em um treino, a corda naval pode trabalhar as pernas, os braços e o core. Os exercícios mais comuns são a ondulação simultânea das cordas e o movimento de batê-las ao mesmo tempo em que se faz os lunges.

VIPR

Esse é um dos poucos equipamentos que combina um treino de força com um treino funcional. Os VIPR são cilindros de borracha com alças e de pesos variados. Pode ser utilizado para fazer agachamentos, lunges com rotação do tronco, press de ombros e deadlifts.

Então, gostou desses equipamentos? Eles são itens obrigatórios em uma academia séria e de qualidade. Caso queira começar os treinos, entre em contato conosco. Somos reconhecidos pela qualidade da nossa estrutura e do acompanhamento personalizado que fazemos.

Pronto para o desafio?



Marcar aula experimental agora!