Os cuidados para manter uma alimentação saudável devem seguidos por todas as pessoas, mas no caso de quem pratica o cross, essa preocupação deve ser ainda maior. Isso, porque essa modalidade de treino exige alto desempenho do atleta e envolve uma grande carga física.

Uma boa dieta cross é importante também, porque ajuda a manter um bom condicionamento físico e auxilia na recuperação muscular, além de prevenir lesões resultantes dos grandes esforços físicos.

Saiba quais são os principais alimentos que garantem os melhores resultados para quem pratica esse esporte.

Antes do treino

A refeição pré-treino deve ser feita com pelo menos uma hora de antecedência. Ela precisa ser rica em calorias e carboidratos e alguns dos alimentos dessa categoria são pães, macarrão, tapioca, frutas, batata doce, aveia e cereais.

Esses alimentos, além de serem de fácil absorção, fazem o açúcar e a gordura serem gastos pelo organismo durante o treino.

Já as proteínas, são importantes porque ajudam na recuperação dos músculos e sua manutenção. Alguns dos alimentos com essa propriedade são peito de peru e de frango, atum e ovos.

A gordura boa é também aliada do pré-treino, mas as gorduras em excesso devem ser evitadas. Nesse caso, o óleo de coco pode ajudar, porque tem rápida absorção e a manteiga ou alimentos contendo creme de leite ou óleo devem ficar fora da dieta.

Após o treino

Depois do treino o atleta precisa seguir uma alimentação rica em proteínas. As carnes magras, frango e peixe são essenciais. Ovos, queijos e iogurtes com baixo teor de gordura também garantem as propriedades necessárias para essa etapa do dia.

Principalmente no caso de o treino ter sido mais intenso, é importante também ingerir carboidratos, já que eles repõem a energia gasta durante os exercícios.

O uso dos suplementos

Os suplementos alimentares são geralmente indicados para atletas amadores ou para aqueles que seguem treinos muito intensos.

No caso dos amadores, a suplementação é importante, porque se trata de pessoas com outros compromissos profissionais e sujeitos a estresse e cansaço excessivo.

A creatina é um dos suplementos mais indicados para os atletas de cross, porque ajuda a ganhar massa e força e auxilia no desempenho geral do treino.

Outro suplemento que é muito comum entre os praticantes de cross é a platinose. Ela tem a função de liberar carboidrato para o corpo e manter a energia elevada durante o período dos treinos.

Em alguns casos, o whey protein, proteína do soro do leite, também é utilizado.

Vale ressaltar que os suplementos devem ser ingeridos apenas mediante indicação médica ou de um nutricionista. Do mesmo modo, toda a dieta que irá ser adotada precisa ser aprovada por um profissional. Isso, porque o programa de alimentação deve levar em consideração características individuais de cada pessoa e objetivos da prática do esporte.

É importante também que todas as questões de saúde sejam verificadas antes de seguir a dieta e até mesmo antes de iniciar a modalidade cross.

Você que deseja conhecer uma academia capaz de oferecer todos os recursos necessários para atingir os seus objetivos de saúde e boa forma, entre em nosso site agora mesmo.

Venha praticar cross no melhor Box de Cross da região! Temos profissionais qualificados que te ajudarão no alcance da qualidade de vida e saúde!

Pronto para o desafio?



Marcar aula experimental agora!